Pular para o conteúdo principal

Projeto #pindobacu365dias

Projeto
#pindobacu365dias
Acredito que todos os artistas independentes da área em determinado momento da carreira e da vida sentem a necessidade de se dedicar a algo que sinta amor, prazer e até mesmo testar seus limites – cheguei neste momento.
Pindobaçu365dias é um projeto e também um grande desafio, onde a intenção e postar uma fotografia por dia (no ano de 2018)
Deixo aqui o convite para vocês entrarem ‘nesta viagem de um ano’ que ficara para eternidade. Venha comigo com muitos cliques, sentimentos, poesia, histórias, descobertas, dicas, trocas de informações e aprendizado vou adorar a companhia de vocês em poder compartilhar momentos!
Use a #poindobacu365dias

Um Abraço!

           IGREJA MATRIZ DE PINDOBAÇU-BAHIA


...a igreja
aonde se  manifesta a fé...
para onde acodem os desvalidos,
para onde recorrem os aflitos...
aonde o aconchego  silencioso de Deus
abraça,aquece...acolhe!
o grande monumento de rara beleza arquitetônica
se ergue aos céus desafiando o tempo, e os temporais...
imponente, belo...magnífico!
                                                             

Marisa Barbosa 01/01/2018
#pindobacu365dias







...o homem e o mar

A  penosa peleja da jangada
O adorável milagre do peixe
Os  insondáveis  mistérios do mar
A inabalável fé do pescador
 Fé em Deus...
fé nos ventos, que o levarão da praia ao alto mar
e o trarão de volta com as redes  cheias
transbordando  de sonhos, transbordando  de peixes
 que se fará alimento na mesa dos homens!

Marisa Barbosa 02/01/2018
#pindobacu365dias




Pedra furada

Que mãos seriam capazes de esculpir tão belo trabalho?
Em que estaria pensando o grande Artista do Universo,
Quando se deteve a esculpir na montanha tão grandiosa obra?
De quantos dias Ele precisou para finalmente a contemplar?
Não importa...
O tempo não tem significado nenhum para o Artista
O que importa são os detalhes do fino acabamento...
Detalhes que o homem não conseguirá ver,
A não ser, que esteja em plena sintonia com o Criador!

Marisa Barbosa 03-01-2018
#pindobacu365dias






Água e sede...
Aqui, Deus e o homem deram-se as mãos...
Criador e criatura... as obras se confundem
e se organizam no mágico cenário para matar a sede
a sede do rio, a sede do chão...
a sede dos bichos e do homem...
sertão e sertanejo
água para matar a sede...
Marisa Barbosa 04-01-2018
#pindobacu365dias





..da janela de meu quarto

Da janela de meu quarto, contemplei a chuva
Não havia qualquer pensamento em minha cabeça...
Não havia nenhuma pessoa nas ruas
Não havia nenhuma intenção em mim,
Que não fosse contemplar a chuva
Ouvir a cadência dos pingos,
No telhado, nas folhas das árvores
E o retinir no chão formando volumosa enxurrada
Meu coração serenou ... eu apenas queria ficar ali...
Deixando aquela chuva encharcar minha alma

Marisa Barbosa 05-01-2118
#pindobacu365dias








Poço Pelado

Encantamento
Quem dera um mergulho na fria profundidade dessas águas negras!...
Quem dera conhecer-te!
E sem medo me atrever a desvendar algum de teus segredos
Um daqueles que guardas oculto em tuas entranhas...
Quem dera poder desfrutar de teus ruídos
E saciar meus sentidos com tuas canções...
A canção do vento, a canção da queda d’água
A canção de teus insetos e de teus pássaros
A suave canção de tua correnteza...
A canção oculta que tu canta em silencio!
Somente assim poderia entender o meu encantamento por ti!
Marisa Barbosa 06-01-2018
#pindobacu365dias





O olhar e o tempo

Por quanto tempo este olhar vagueou pelo nada?
Sem fixar em ponto algum,
Que pensamento vagueava por sua cabeça?
O que esconde os profundos sucos no rosto impassível?
As marcas do tempo visíveis na pele, nas mãos e na alma...
Quantas palavras falaram no silencio deste olhar???
Quantos silêncios gritaram, palavras que ninguém ouviu!
Apenas o tempo, dirá das amarguras, das alegrias e das dores
Aprofundando as rugas,
Trazendo para a cabeça a colheita do algodão...
Turvando e neblinando o firme olhar


Marisa Barbosa  07-01-2018
#pindobacu365dias



Cores

Todos os tons...
Suave matiz de todas as cores!
Juntas numa só aquarela, numa imensa tela
Pintada cuidadosamente pelo Grande Artista do Universo
Incomparável arte!
Incontestável beleza!
Inimitável perfeição!


Marisa Barbosa  08-01-2018
#pindobacu365dias



Inocência gulosa

Incontestável inocência na fome
Incontestável sabedoria, no nato conhecer
Dos doces aromas da fruta madura
Que aguça os sentidos, que desperta o apetite
Que trai os sentidos e distrai a atenção...
Que faz esquece os perigos...
Quando se entrega ao prazer de se lambuzar
no doce néctar , saciando a fome
correndo todos os riscos...
Por um momento de eterno prazer...

Marisa Barbosa 09-01-2018
#pindobacu365dias


QUIJILAS

Quem é você mulher? Quem é você?
Que ao raiar o dia desce a ladeira...
Trás na boca o gosto quente do café,
Trás nos lábios, já pintados, um sorriso maroto...
Chova ou faça sol...
Com passos firmes, olhar adiante,
Sua elegância escondida atrás das calças Jeans, das botas...
Sua esperança carrega nas mãos onde vai seu instrumento de luta
Quem é você mulher? A qual tribo pertence esta guerreira?
Que não tem tempo para pensar nos filhos que ficaram dormindo
Pois de sua guerra diária vai depender o pão que alimenta a família.
Prá você nobre guerreira, a meu carinho e admiração

Marisa Barbosa 10-01-2018
#pindobacu365dias







Nem todo o calor do seco sertão,
Nem todo espinheiro de mandacaru
Nem toda peleja com a rês que fugiu 
E se embrenhou na branca caatinga
Nem toda poeira atrás da boiada...
Tirou de seus lábios a Ave Maria ...
Na fé que se agarra o bravo vaqueiro
Que nem sempre consegue a prece rezar...
Um dia, outro dia, um ano, outro ano...
Mais sol, mais poeira...
E a cantoria de fé do vaqueiro
Terá sempre seu jeito único de louvar...

Marisa Barbosa 11-01-2018
#pindobacu365dias






Estação



Aqui passou a história...

De amores, de rumores ...de lágrimas e dores

Aqui se falou de sonhos, de viagens...

Se contou causos e mentiras...

Tantas mentiras, que de tão contadas e repetidas

Viraram verdades...verdades ocultas

Nas páginas do livro da história de um povo

Que acreditou em todas elas...
Agora ...reina o silencio do apito do trem
E das mulheres que vendiam doces e mingau em suas calçadas...
Dos gritos do guarda chaves, e do apito do chefe da estação
Agora o silencio da algazarra das crianças pobres, mal vestidas e felizes
Que se penduravam perigosamente nas plataformas das classes
Agora não há mais o longo e doloroso apito da Maria Fumaça
Nem a densa nuvem negra na hora da partida...
Restam as paredes, o telhado...as calçadas...
Por onde desfilou o tempo, e o progresso,
Por onde definhou o tempo saudável de tantos sonhos...
Marisa Barbosa 12-01-2018



Imensidão

Do alto da montanha a magnífica visão 
A sinuosidade da estrada a perde-se de vista
A sinuosidade da árvore a desafiar o gravidade
Pendurada à margem do profundo abismo
Raízes que se fixam em rochas, e desafiam o tempo
Crescendo ... pendurando-se no nada,
Oscilando ao vento ...tornando como a rocha
Firme, forte e majestosa...
Por anos e anos, observando a estrada que serpenteia o chão
Lá ao longe...a se perder de vista

Marisa Barbosa 13-01-2018
#pindobacu365dias


Mandacaru
Forte e digno como o sertanejo...
Altivo, valente não se curvará ao vento
Nem murchará sob as intempéries do tempo...
Por mais escaldante que seja o sol ...ele se manterá de pé
Inabalável!
Protegido por uma muralha de espinhos
O ninho guardará as vidas que nos ovos se escondem
E na florada que se anuncia, a esperança da chuva
Preconizada em canções...

Poeira e perdão
Eu já perdoei a terra ...pela poeira, pelo semente que morreu...
Eu já perdoei o tempo ...que enrugou meu rosto e ressecou minha pele,
Eu já perdoei o vento... por ter levado para longe as nuvens
Que na minha tolice, acreditava trazer a chuva e verde ao sertão
Eu já perdoei à enxada, à foice, ao machado...
Por terem enchido minhas mãos de dolorosos calos
Eu já perdoei à cauã, por ter cantado sua canção agourenta
Que na ilusão sertaneja atrai a seca e a fome
Eu já perdoei a mim mesmo...por ser tão teimoso assim...
Eu já agradeci a meu Deus, por esperar na esperança
Da chuva que Ele prometeu...
e por isso despejo em terra seca sementes de vida
que a chuva fará brotar...


Deus
Onde te encontrar Senhor?
Sim, onde devo te encontrar?
Na suntuosidade exagerada de iluminadas catedrais?
No esplendor das mesquitas e sinagogas?
No isolamento das cavernas dos eremitas ?
Na solidão dos mosteiros?
No silencio sepulcral dos conventos e carmelos?
Nas ruas apinhadas de sons, de cheiros, de ruídos
...na simplicidade das capelas?
Onde te buscar Senhor, senão na leveza de um pensamento
De amor, de esperança e de paz...!!!


A vida por um fio

Um imperceptível fio... um invisível fio
Prende a vida à eternidade...
De tão tênue torna-se invisível...
Apenas a mão forte e o olhar atento do Criador
Manobra este fio...
Dinheiro, poder... arrogância, orgulho...
Nenhum significado...Importância nenhuma terá
Quando o fio da vida se romper
Somos nada ...pequenos e insignificantes seres
Perdurados no universo
Por um fio de vida, tão frágil quanto a teia de uma aranha...

Marisa Barbosa 17-01-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos



Perpétuo Socorro
Entre o azul do céu, e o azul das paredes
Paira uma nuvem de preces e de súplicas...
Talvez de lágrimas, talvez de gratidão...
Quantos pedidos de socorro a Ti dirigidos...
Oh, Mãe do Perpétuo Socorro...
Quantos dos teus desvalidos filhos
Procuraram um conforto e segurança
Sob a proteção e teu manto !!!
Maria, de tantos títulos... de tantos codinomes
Maria de tantas igrejas... de tantas capelas...
Maria nosso perpétuo socorro !

Caboclo

Não tenho medo...nem sombrosso
Não tenho tempo pra supertição
Acredito nos sinais que aprendi no sertão
Sei olhar as horas pelo sol e me guiar pelas estrelas
Não me perco pelos caminhos, nem pelas veredas
Sei quando vai chover...sei quando a colheita será farta
Não sei ler, nem escrever ...nem preciso conhecer as ciências
Para saber a hora de plantar, e de colher...
Minha escola é o sertão
Meu professor é o tempo
Meu mestre é o Senhor...e toda sabedoria emana Dele

Marisa Barbosa 20-01-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos




A cruz
De braços abertos a espera do abraço
Do doloroso abraço onde pendeu o Cristo
A cruz vazia está...
Onde estás tu ó morte? Derrotada te escondes nas trevas
A cruz vazia está... pois Aquele que nela agonizou
Já não pende, nem verte seu sangue...
Não há mais vestígios de dor...
Não há mais vestígios de tristeza
A luz dominou as trevas...
A morte vencida sucumbiu na escuridão
A cruz reina irradiando vitória!

O dobre dos sinos

Ressoa na quietude da pequena vila
O dobre fanhoso do sino... do antigo sino de bronze
Tão antigo quanto a própria vila
Suas histórias, seu passado... suas lendas
Suas crenças...suas lembranças
Quantas lembranças podem trazer o badalar
Suave e fanhoso do antigo sino???
E quem pertence estas lembranças???
Ao menino que ouve distraído?
Ao jovem que nem ouve...
Ao idoso que quase já não o ouve, mas que trás em sua memória
O seu tempo de menino quando o ouvia distraído
Ou da sua juventude quando nem o ouvia
O retinir do frio metal, é nostálgico e cadenciado...
Como que cansado do tempo, e de sua própria história...

Marisa Barbosa 22-0102018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos




A vida em preto e branco

A saúva de andar rápido e elegante
Na terra batida, no chão da estrada
Minúscula vida de poderosas mandíbulas
Cuja mordida é capaz de arrancar do peito do homem
Um terrível grito de dor...
Quem diria? Sim, quem diria que tão pequenina vida
Vivida em preto e branco no pó do sertão
Fosse capaz de fazer verter lágrimas dos olhos
E gritos de dor do peito valente de um sertanejo...

Marisa Barbosa 23-01-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos


Prenúncio

De uma noite? Ou de um temporal?
Os tons pasteis da luz do dia,
A contrastar com o cinza e o chumbo de pesadas nuvens
A cidade se aquieta em silencio...
Como a guardar-se em oração para o mistério que há de vir
Nítido, distante e soberano
Se ergue o campanário da igreja matriz
Como a recordar o recolhimento e a prece.

Marisa Barbosa 24-01-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos



Perfeição

Na distribuição das pétalas
Na harmonia das cores
No desenho e contorno das sépalas
Tamanho, formato...
Não há coisa alguma disforme
Não há imperfeição
Não há nada a consertar...
Tudo se junta em perfeita ordem
Na mais sublime beleza
Na mais simples perfeição...

Marisa Barbosa 25-01-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos


Êxodo 

Para onde irei? Para onde seguirei?
O progresso não pode parar
Não importa em quem vai doer
Não importa quantos irão sofrer...
Não posso impedir...
Minha casa, meu chão...meu lugar...minhas lembranças
Tudo será tomado pelas águas,
Como um novo dilúvio a inundar tudo
Minha família exilada,
Será confinada em algum lugar que não é o nosso lugar
Nossas memórias alagadas em nossa dor, em nossas lágrimas
Nossa história sepultada sob o grande lago
Nossos mortos novamente sepultados
Sem choro e sem tempo para uma prece...
Resta-nos um jumento...
Alguns panos e umas poucas panelas...
Resta-nos o silencio, a resignação
O choro entalado na garganta...
A voz embargada, de quem não teve tempo
Ou não pode falar...
Nenhum valor em dinheiro vale a nossa saudade
Nem nossa tristeza...nem a incerteza do futuro
Nada pagará e nem apagará nossas lembranças
Da paz, do cheiro da terra...do canto dos pássaros
Do nosso lugar!

Marisa Barbosa 05-07-2018
#pindobacu365dias
#chocolatefotos

Postagens mais visitadas deste blog

NA PELE

Aí de mim, se não fosse eu Se não transpirasse   Em minha pele O que sinto na alma, Aí de mim, se não me visse Como a própria natureza Água, fogo, terra e ar, Aí de mim, se não me despisse Das amarras que tentas me impor E ao ver tua reprovação Vestisse-me de Vergonha e pudor, Aí de mim, se não fosse  Corpo, alma e coração  E apenas objeto em tuas mãos, Aí de mim, se não desnudasse Minha liberdade: Meu corpo, minhas regras, E cobrissem-me das tuas Maldades, Aí de mim, se minha carne  Não gritasse Amor, paixão e humanidade, Aí de mim se não fosse eu! Por: Lih Maria #NaPeleNu #chocolatefotos Sou o que sou E não o que pensas, Sou conquistas E não o que vês O que vês é resultado  Do teu olhar O que pensas Parte de tua ideologia, Sou o que quero E não o que desejas, Sou mulher E não brinquedo Brinquedo te pertence O que desejas pertence a te E eu sou ser livre E como tal dona de mim. Por: Lih Maria #NaPeleNu #ch

ESQUERDINHA PRODUÇÕES

Próxima edição do ensaio terá Gabriel Moreira + convidados, Brankinho         DJ Software. Festa comandada por Gabriel Moreira acontecera no sábado (24), no Rotary Clube-Pindobaçu-Bahia. A cada ensaio Esquerdinha Produções traz novidades extraordinárias. Teremos cobertura fotográfica de Chocolate Fotos . A noite do sábado (24-02-2018) “no ensaio de Gabriel Moreira e convidados” foi, mais um evento na direção de Esquerdinhas Produções, de grande sucesso. O público conferiu grandes shows e o agito da primeira atração ficou por conta do cantor BRANQUINHO que animou a galera ao som de grandes sucessos. Em seguida, quem dominou a festa foi o grande DJ Software logo após o mais esperado pelo público presente Gabriel Moreira que colocou todos para dançar com grandes sucessos. Esquer dinha produção agradece a presença de todos e aguardem vem muito mais por aí. # chocolatefotos # esquerdinhaproducoes # gabrielmoreiraoficial

Moradores do Cajueiro, Poço da Pedra e Bebedouro se reúnem em busca de melhorias.

Na tarde do último domingo 19/05/19 foi realizado o 1° encontro dos moradores do povoado de Cajueiro e adjacência. O encontro promovido pelos moradores do Cajueiro, para discutir problemas e soluções em busca de qualidade para a comunidade. A reunião aconteceu neste domingo, dia 19, às 11h00. A comunidade do Cajueiro pretende ser exemplo de cidadania e de participação social na cidade de Pindobaçu. A pauta do encontro teve como tema principal a união dos moradores os presentes entre as 49 pessoas reunidas 6 fizeram uso da palavra: Branco, Marcelo, Zé Maia, Zé Carlos, Belô, Rogério e o Gil do Cajueiro que foi bem aplaudido por todos. Texto e Fotos: Chocolate Fotos